Carregando
O serviço feito por uma Retífica Convencional é um complemento de outros que já podem ter sido feitos em um torno ou fresadora, por exemplo. Ele é essencial para um melhor acabamento das peças.
Uma retífica é uma máquina empregada na usinagem de peças para dar às suas superfícies uma exatidão maior e um melhor acabamento do que os conseguidos em máquinas de usinagem.
A Retífica Convencional é uma máquina capaz de deixar as peças mais planas, retas e exatas, além de corrigir e polir elas e outros componentes planos e cilíndricos.
Os quatro tipos de retificadora mais comuns são: a plana, cilíndrica universal e blachard.
Quanto ao movimento, em geral as retíficas podem ser convencionais, controladas por controlador lógico programável – PLC ou por comando CNC.
Esse tipo de máquina retifica todos os tipos de superfícies planas, paralelas, perpendiculares ou inclinadas.
Na Retifica Plana, a peça é presa a uma placa magnética, fixada à mesa da retifica. Durante a usinagem, a mesa desloca-se em um movimento retilíneo da direita para a esquerda e vice-versa, fazendo com que a peça ultrapasse o contato com o rebolo em aproximadamente 10 mm.
Há também o deslocamento transversal da mesa. O movimento transversal junto com o movimento longitudinal permite uma varredura da superfície a ser usinada
A retifica plana pode ser tangencial de eixo horizontal e de topo de eixo vertical.
A Retífica Cilíndrica universal trabalha em peças cilíndricas, externas ou internas e, em alguns casos, em peças planas com eixos rebaixados que exijam facetamento.
A peça é fixa, por exemplo, a uma placa universal como a utilizada no torno, que é dotada de um movimento de rotação. O rebolo em movimento de rotação entra em contato com a peça e remove a matéria.
A Retífica Blanchard é uma máquina bastante robusta quando comparada a outros modelos existentes no mercado.
O seu grande diferencial é a mesa giratória do tipo magnética, cujas peças não se movem, o que permite que a retificação seja feita de modo mais preciso.