Vantagens da Eletroerosão por Penetração
A eletroerosão por penetração é o processo de usinagem de alta precisão a eletroerosão onde não existe contato da peça a ser usinada com a ferramenta que realiza o corte, o processo é realizado por um eletrodo em cobre, grafite, latão ou outras ligas metálicas.
Descargas elétricas controladas por geradores da máquina realizam a usinagem atingindo pontos determinados anteriormente pelo software de corte, removendo micropartículas do metal da peça a ser usinada. A ferramenta que produz a erosão, ou seja, o desbaste da superfície usinada é o eletrodo.
Fluido Isolante durante usinagem
A peça e o eletrodo são mergulhados num recipiente que contém fluído isolante não condutor de eletricidade chamado de dielétrico. Para que ocorra o processo de eletroerosão, a peça a ser usinada deve ser boa condutora de eletricidade. Tanto a peça como o eletrodo, estão ligados a uma fonte de corrente contínua por meio de cabos. Geralmente, o eletrodo tem polaridade positiva e a peça, polaridade negativa. Um dos cabos está conectado a um interruptor, que aciona e interrompe o fornecimento de energia elétrica para o sistema.
Conheça as principais vantagens da eletroerosão por penetração:
- Superfícies de alta qualidade;
- Peças com formas complexas;
- Baixa taxa de remoção do material;
- Usinagem de materiais não tradicionais como carbonetos metálicos, superligas e cerâmicas;
- Produção de peças em apenas um processo de operação;
- Não cria tensões na peça usinada;
- Não produzem cavacos;
- Preservam as características estruturais da peça;
- Rápida dispersão do calor gerado;
- Produção de furos irregulares;
- Automatização do processo;
- Precisão na ação da ferramenta sobre a superfície;
- Todo trabalho executado por eletroerosão sofre em sua superfície um ligeiro endurecimento, que não modifica as propriedades mecânicas, ao contrário, exerce o papel de uma camada de proteção.
Suas principais aplicações são na indústria automotiva, indústria de gravação e estampagem, usinagem de metais de elevada dureza, peças geométricas complexas e indústrias de moldes e matrizes.
Materiais usináveis por eletroerosão
Eletroerosão é um processo adequado para atender às exigências atuais de qualidade e produtividade, com grande aplicação na confecção de matrizes para estampos de corte, moldes de injeção, forjaria, cunhagem e fabricação de ferramentas de metal duro.
Indicada para processos complexos em materiais de alta dureza, ponto de fusão bem definido, elevado calor latente, de difícil usinagem por processos convencionais.
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=466NmpACP0s[/embed]
Entre em contato e saiba mais sobre a linha de Eletroerosões por Penetração da Eurostec:
https://www.eurostec.com.br/produtos/eletroerosao/eletroerosao-nc-penetracao