NR-12: Máquinas modernas e seguras, gerando economia para sua empresa
Máquinas Industriais Eurostec são projetadas em acordo à NR-12, oferecendo segurança para trabalhadores e economia ao empresário.
Estar com o maquinário adequado à Norma Regulamentadora 12 (NR-12) é uma necessidade para qualquer empresa, independente do porte. Isso porque esta NR define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes.
Essa ação gera mais segurança ao ambiente de trabalho e concentrando o foco de toda a equipe somente na produção. Logo, a aquisição de um equipamento dentro da Norma se faz imprescindível. Valorizar seu capital humano é extremamente importante para manter os níveis de crescimento da sua empresa.
Além disso, se observarmos a situação pelo ponto de vista jurídico, a melhoria da segurança pode ser entendida como um investimento, pois o valor que for gasto para a adequação e manutenção do maquinário, será compensando na redução de acidentes, afastamentos e indenizações por acidentes de trabalho, entre outros pontos, por exemplo.
Na Eurostec, todas as máquinas disponibilizadas são projetadas e adequadas para atender os requisitos da NR 12. Nossos modelos são projetados e executados para atender todos os requisitos da Norma, sem deixar de lado a robustez, velocidade, precisão e tudo que uma máquina precisa para operar em alta performance.
Leia Mais
Veja porque um Centro de Usinagem Portal da Eurostec pode transformar sua produção
NR-12 Máquinas e Equipamentos
De acordo com a NR-12, as máquinas que mais apresentam riscos são as que possuem: movimentos giratórios; movimentos alternados; movimentos retilíneos. Dessa forma, elas precisam ter sua funcionalidade e design adequados para diminuir as chances de acidentes, mas sem deixar de lado a performance e potência.
As regras da norma, contudo, devem ser aplicadas em todos os setores da empresa que possuam equipamentos ou fluxos de trabalhos que apresentem riscos ao trabalhador. Entre os métodos de controle a serem adotados, está a definição de protocolos e fluxos de trabalho em todas as fases de operação e manutenção de máquinas, além de treinamentos previstos para todos os empregados, bem como instalação de sistemas de segurança.
Sobre a NR 12
Desde 2014 os empresários estão sujeitos à fiscalização do Ministério do Trabalho quanto à adequação aos moldes da NR 12. O descumprimento das normas acarreta sanções administrativas sujeitará as empresas a sanções administrativas. Segundo dados do Sistema Federal de Inspeção do Trabalho/MTE, em 2013, antes da obrigatoriedade de cumprimento da Norma, mais de 60 mil fiscalizações fora realizadas, sendo que a tendência é de aumento deste número.