Descubra como funciona o laser de fibra óptica
Máquinas de corte de chapas equipadas com laser de fibra óptica são muito mais econômicas e precisas. Clique e saiba como funciona!
Mais econômico e com melhor precisão, o laser de fibra óptica é uma das novas tecnologias de corte de materiais com maior custo-benefício no mercado. Além disso, com diferentes capacidades de trabalho, as máquinas a laser de fibra óptica tornam-se acessíveis às empresas de todos os portes. Quer descobrir, então, com funciona o laser de fibra óptica?
Em comparação aos métodos convencionais, como o Laser de CO2 ou YAG, é uma técnica muito mais vantajosa em relação aos custos e aos resultados alcançados.
Isso porque a forma como o laser se forma é muito mais simples e moderna. O feixe de laser de CO2, por exemplo, é produzido por uma mistura de gases. Esse feixe tem um comprimento de onda de 10,6 micrómetros, com eficiência muito baixa, gerando muito calor e elevando muito a necessidade refrigeração, podendo prejudicar as peças trabalhadas.
Como funciona o laser de fibra óptica
Em vez disso, o laser é transmitido pela fibra, com estrutura mecânica simplificada e fácil de integrar robôs ou mesas multidimensionais. Possui alta eficiência de conversão eletro-óptica pois utiliza refrigeração de ar ao invés de água, economizando energia e custos com produção. O comprimento de onda do laser é 1060nm, 1/10 da onda de laser de CO2, resultando em raios de laser de alta qualidade, alta densidade e com fácil absorção pelos metais cortados. Ainda, as lentes estão localizadas no cabeçote de corte, gerando consumo mínimo para lentes de refletivas e de foco.
Reduz consumo de energia
A baixa eficiência obtida na geração do Laser com CO2 e a grande necessidade de refrigeração, fazem com que o consumo de energia seja muito grande. Já a máquina de corte a laser por fibra óptica consome muito menos devido ao seu sistema de geração ser mais eficiente.
Em termos gerais, portanto, pode-se afirmar uma máquina laser de fibra óptica tem consumo de energia pelo menos 60% menor que um Laser CO2.
Maior vida útil do maquinário
Além disso, as máquinas têm estimativa de vida útil muito mais elevada que as concorrentes, realizando também trabalhos ininterruptos e com o mesmo padrão de qualidade. Utiliza semicondutores modulares, sem lente óptica no ressonador, não necessita de ajustes e possui ótima estabilidade fazendo com aumente o período de vida útil dos consumíveis da máquina. Ou seja, trata-se de um equipamento com valor agregado, que traz retornos do investimento inclusive em curto prazo.
Leia mais:
1º Eurostec Global Meeting traz novas técnicas e tecnologias ao Brasil