Confira as principais tendências da Indústria para 2023!
O último ano foi marcado por pesados investimentos em tecnologia, inovação e máquinas estratégicas para elevar os níveis de produção das empresas. Tendências que devem se intensificar em 2023, principalmente no ramo das soluções tecnológicas, sustentabilidade e performance. É o que mostram duas das principais consultorias do mercado em seus últimos relatórios, o “Top Strategic Technology Trends 2023”, divulgado pela Gartner; e “O Impacto da Tecnologia em 2023 e Além” trazido pela IEEE.
Para você que quer iniciar esse ano por dentro do que o mercado vai demandar nos próximos meses ou tem interesse em entender o caminho que inovação irá percorrer em 2023, confira abaixo as 3 principais tendências da indústria para este ano:
ESG e Sustentabilidade
Entregar apenas tecnologia não será suficiente, mas também estar de olho nas discussões e pautas relacionadas a regulamentações ambientais, sociais e de governança (ESG) é a principal tendência para 2023, conforme o relatório divulgado pela Gartner. O tema já vem sendo debatido há muitos anos, mas em 2023 as conversas devem se intensificar, colocando as tecnologias sustentáveis em toda e qualquer discussão sobre vendas, compras e processos, compensado o impacto das indústrias no meio ambiente e tendo em mente as gerações futuras.
Soluções trazidas pela Eurostec como as Injetoras de Plástico da linha BOLE - que proporcionam economia de energia elétrica com redução de consumo em até 80%, quando comparado a sistemas hidráulicos convencionais, e no uso de matéria-prima, podendo chegar até 5% de economia – e as máquinas de corte a laser da linha HSG - que possuem sistema de exaustão eficiente com sistema de filtragem – terão mais espaço nos parques fabris, já que garantem o aumento da performance ao passo que reduzem o impacto da empresa no meio ambiente.
Saiba mais:
Nova linha de ROBÔS para Injetoras de Plástico da EUROSTEC
IA, robótica, IoT e gêmeos digitais
Cerca de 98% dos entrevistados pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) para a elaboração do seu relatório concordam que 2023 será o ano em que os softwares autônomos e colaborativos com Inteligência Artificial (IA), robôs móveis para automatizarão processos e tarefas - incluindo análise de dados – entrarão de vez no dia a dia das médias e grandes empresas, trazendo um salto em eficiência.
Já quando perguntados sobre a Internet das Coisas (IoT), a grande maioria das respostas mostrou que soluções como as trazidas pela Eurostec em máquinas industriais inteligentes que podem ser conectadas à softwares de monitoramento de performance e o uso de sensores e análise de dados em tempo real serão importantes para a mudança de patamar da indústria em 2023.
"Ainda conforme o estudo da IEEE, o uso de tecnologia de gêmeos digitais e simulações virtuais em 2023 para projetar, desenvolver e testar com segurança protótipos de produtos e processos de fabricação com mais eficiência será o principal diferencial competitivo entre as grandes indústrias."
Redução de custos em Supply Chain
Por fim, uma tendência que deve começar a ser incorporada à indústria em 2023 é o pensamento de processos de Supply Chain – os diversos caminhos pelos quais os produtos passam, desde a matéria-prima até a entrega ao consumidor – que deverá iniciar no chão de fábrica, com foco na redução de custos logísticos.
Conforme a Gartner, 75% das maiores empresas do mundo usarão robôs de logística até 2026. Logo, não será incomum a adoção de tecnologias para evitar as perdas em logística e produtividade em todos os setores da cadeia de produção.
Saiba mais: