Confira as 4 principais tendências tecnológicas para a indústria em 2024
A indústria nunca começou um ano com tanta expectativa como em 2024. O setor de transformação está prestes a testemunhar transformações significativas a partir deste ano, muito impulsionado por avanços tecnológicos, desafios estruturais e inovações disruptivas. E se você não quer ficar de fora dessas transformações, vale a pena conferir as tendências que moldarão o ano de 2024 e o futuro da indústria. Confira as 4 principais:
Veja também: Confira a hora certa de trocar a sua máquina e escolher a melhor opção para sua empresa!
- Força de trabalho conectada aumentada
À medida que a indústria abraça a automação e a transformação digital, a força de trabalho conectada aumentada surge como uma resposta inovadora aos desafios do dia a dia. Integrando tecnologias como realidade aumentada e inteligência artificial ao cotidiano dos profissionais da indústria, essa tendência não apenas pode aumentar a eficiência e produtividade, mas também promover uma melhor colaboração interna, como, por exemplo, com ferramentas de treinamento imersivo para colaboradores. Segundo a Consultoria Gartner, a expectativa é que até 2027, 25% dos gestores utilizem essa estratégia para acelerar o aprendizado em suas empresas. (Fonte: Gartner)
- Plataformas em nuvem para a Indústria
O cenário das plataformas de nuvem industrial está evoluindo, indo além do simples armazenamento de dados. Prevê-se que até 2027, 70% das empresas adotarão essas plataformas, que oferecem não apenas armazenamento, mas também serviços especializados, conformidade regulatória e segurança avançada adaptada às necessidades específicas de cada negócio. Soluções SaaS, PaaS e IaaS devem ser combinadas para proporcionar produtos altamente personalizados e eficientes. (Fonte: Gartner)
- Fábricas Inteligentes e conexão com o 5G na indústria
O conceito de fábricas inteligentes, parte integrante da revolução da Indústria 4.0, está ganhando impulso à medida que avanços como o 5G se tornam uma realidade. De forma simples, uma fábrica inteligente funciona como um organismo complexo, onde máquinas, sistemas de comunicação e poder computacional estão interligados. Este sistema incorpora tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina, para analisar dados, executar processos automatizados e aprimorar continuamente seu desempenho.
No Brasil, a implementação do 5G está em andamento, com as capitais já desfrutando do sinal. Projeções da McKinsey indicam que o setor manufatureiro exigirá um mínimo de 22 milhões de unidades 5G até 2030, evidenciando o potencial transformador dessa tecnologia na indústria local. (Fonte: McKinsey/SAP).
- Renovação do maquinário
Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) destacou a necessidade urgente de renovação do maquinário industrial no Brasil. Com apenas 2% das máquinas com até 2,5 anos de uso e 28% com 10 a 15 anos, esse é um grande desafio que a indústria terá que enfrentar em 2024 se quiser seguir o caminho da implementação da Indústria 4.0 e manter os níveis de produtividade atuais. (Fonte: Confederação Nacional da Indústria)
Em resumo, 2024 será um ano marcante para a indústria, impulsionado por todas essas tendências e desafios. Para prosperar nesse cenário, a inovação segue sendo a chave para o sucesso, assim como tem sido na última década. Abraçar proativamente essas mudanças, garantindo uma produção mais eficiente e conectada, pode ajudar você a ir além em inovação e performance. Para isso, conte com a Eurostec também em 2024!
Saiba mais: Conheça as 7 melhores máquinas Eurostec para ganho de performance!